quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PDDU: alguém sabe o que é?

O PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) é um projeto de lei que tem por objetivo o desenvolvimento e a expansão urbana visando às necessidades dos cidadãos. Esse projeto estabelece o desenvolvimento sustentável e ordenamento da cidade pelos próximos oito anos. Este plano também apresenta outras funções como definir as questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, ações sobre o meio ambiente, política habitacional e política urbana, que englobará saneamento básico e ambiental, assistência social, saúde, educação, iluminação pública, segurança, esportes e lazer.
Este plano é estabelecido por meio de Lei Municipal e tem que ser aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, mas a participação da população é fundamental, pois nas cidades urbanas com mais de 20.000 habitantes é obrigatório à participação do povo. No entanto isso não acontece em salvador, pois de acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi apenas 26% das pessoas sabem o que significa o PDDU e apenas 2% colaborou para o projeto.
Os partidos PT, PCdoB, PPS e PSB de Salvador foram contra a votação desse projeto, pois alegam ter pontos polêmicos que precisam ser debatidos, como o gabarito e o adensamento da orla de Salvador e os riscos ambientais decorrentes da ocupação desordenada da Avenida Paralela.


Confira agora a máteria (vídeo) sobre PDDU

Nenhum comentário: